Prioridades da Abraceel para 2016
Sem prejuízo dos temas que surgem no dia a dia, os associados da Abraceel se reuniram em São Paulo, na semana passada, para tratar do planejamento anual, e definiram as prioridades da diretoria executiva para o atual exercício. Os diretores têm uma pedreira pela frente, pois a identificação das metas mostra claramente que eles precisarão continuar a trabalhar muito para enfrentar os adversários do mercado livre, solidamente entrincheirados em vários nichos do Governo.
As metas são combater as barreiras à migração de consumidores cativos para o ML; dentro do processo de formação de preços, minimizar as diferenças que existem entre o despacho real da energia e o valor indicado pelo próprio modelo; continuar a trabalhar em favor da expansão da oferta para o ML, com uma atenção especial para fazer com que possam transitar pelos comercializadores a energia elétrica que os distribuidores vão devolver devido à queda no consumo.
Além disso, a Abraceel tem como meta prioritária aprovar o Projeto de Lei 1917, que tramita na Câmara dos Deputados e diz respeito à portabilidade da conta de luz. Ou seja, não tem assunto fácil. Em uma reunião a parte, o Conselho de Administração da associação decidiu apoiar a recondução de Ary Pinto Ribeiro Filho para mais um mandato como conselheiro da CCEE.