Tarifas da Ampla sobem 7,38%
A diretoria colegiada da Aneel aprovou, nesta terça-feira, 08 de março, a proposta que reajusta em 7,38%, em termos médios, a tarifa da energia elétrica distribuída pela Ampla, do Estado do Rio de Janeiro. A decisão entra em vigor no próximo dia 15. Os consumidores ligados em alta tensão terão um impacto de 7,89%, enquanto os da baixa tensão sofrerão um reajuste de 7,15%. Em 2015, o reajuste médio da Ampla foi de 43,14%.
A Ampla passa por um momento especial, pois sofre uma forte pressão no caixa por causa das perdas não-técnicas de energia elétrica, que vulgarmente são conhecidas como “gatos”, ou seja, o roubo puro e simples. Além disso, muitos dos seus consumidores também deixaram de pagar as contas e a inadimplência, hoje, atinge 2,5 pontos percentuais, o que representa uma taxa elevada.
A empresa reconhece que muitos consumidores inadimplentes têm suas próprias razões para não pagar as contas de luz (desemprego, por exemplo), mas muitos não liquidam a fatura mensal da distribuidora apenas porque têm uma espécie de incentivo, que é o valor reduzido da taxa de religação, que custa R$ 14,00. Esse valor sequer cobre o custo da religação. Para a distribuidora, é fundamental que a Aneel altere a norma que trata do assunto, para que alguns consumidores não se sintam incentivados a não pagar a conta de luz.