Água mole em pedra dura
Alguns observadores do que acontece no dia a dia do mercado de energia elétrica acompanham com atenção a campanha feita pela associação dos comercializadores, a Abraceel, visando à aprovação do projeto que permite a portabilidade da conta de luz, levando, assim, à expansão do mercado livre, a mais antiga bandeira da associação.
Entretanto, sem querer tirar o mérito da campanha, alguns especialistas não acreditam que isso possa acontecer em um Governo controlado pelo PT, que é visceralmente contra a expansão do mercado e sempre protege as distribuidoras, principalmente nos momentos em que elas correm o risco de perder clientes, como ocorre com esse projeto.
Por outro lado, também tem gente que não aposta mais um centavo sequer na continuidade do atual Governo e isso passa pelo desmantelamento da atual base de apoio no Congresso. Nesse contexto, no momento em que a gestão da Dona Dilma desmoronar, o setor elétrico poderá passar por um sopro de modernização e, certamente, o mercado livre será beneficiado com a nova realidade.
Os veleiros estão no mar. Resta saber em que direção vai soprar o vento.