Mercado preocupado com modelo e com a seca
O mercado de energia elétrica, como qualquer outro tipo de mercado, vive de expectativas. Às vezes, as tensões têm motivos, outras, não. Agora, por exemplo, tem muita gente preocupada no mercado com os dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 12 de abril, divulgados pela CCEE, que apontam um aumento de 9,4% no consumo e geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2015.
Segundo um experiente dirigente do mercado, esse dado é preocupante, pois representa o maior crescimento no mesmo período de qualquer mês de abril da série histórica. Combinado com o fato que este abril também tem um dos piores indicadores de seca na série histórica (e estamos apenas no início do período seco), acendeu uma luz amarela para aqueles que têm a obrigação profissional de tentar calcular o preço futuro da energia elétrica.
Além disso, o mercado está bastante preocupado com uma situação que poderá atingir as distribuidoras, que podem ter um novo rombo em suas contas, em consequência de mudanças efetuadas no modelo, que estariam precificando a energia elétrica de forma equivocada. As distribuidoras estariam tendo enormes prejuízos com essas mudanças.