Correção de nota sobre o CNPE
O editor deste site endoidou de vez e pede desculpas aos leitores. Na nota “Repensar o CNPE”, disponibilizada na seção “O que se diz”, foi escrita uma imprecisão histórica, que uma leitora atenta observou e que o site se apressa a corrigir.
O CNPE não foi criado no Governo do PT, para socializar as responsabilidades de decisões de alto nível na área de energia. Ao contrário, surgiu em decorrência da Lei 9478, de 06 de agosto de 1997, portanto em plena Era FHC. Houve uma confusão com o CMSE, este, sim, criado em 2004, que é um colegiado completamente diferente.
Este editor pede mil desculpas aos leitores, faz a devida correção, mas também observa que os fundamentos daquela nota não se alteram por causa da informação errada. O CNPE é um colegiado formado por ministros de Estado e não por secretários-executivos.
Se estes preenchem os lugares, na hora de uma reunião do CNPE, isto significa que os ministros que ali deveriam estar não tem compreensão quanto à importância real do colegiado. Não é culpa do ministro de Minas e Energia, que o preside, mas, sim, de ministros sem educação e acomodados, que mandam secretários-executivos para representá-los. Neste contexto, talvez seja necessário repensar para que serve o CNPE se a maioria dos seus integrantes não está interessada em participar de decisões de alto nível na área de energia.