GT discute petróleo e gás
Da Redação, de Brasília (Com apoio do MME) —
O Ministério de Minas e Energia realizou nesta quarta-feira, 18 de janeiro, a primeira reunião do Grupo de Trabalho dedicado a discutir propostas e avanços nas diretrizes gerais da política de exploração e produção de petróleo e gás natural, conforme previsto na Resolução do CNPE nº 06/2016.
Na abertura do GT, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Félix, destacou a importância do GT para a agenda de desafios do setor. “Acho que este é o trabalho mais nobre e de maior alcance estratégico, com a maior contribuição de médio e longo prazo para o País que a gente pode ter”, destacou, durante a abertura dos trabalhos.
A atual política de E&P foi estabelecida em 2003. A expectativa do GT é que uma proposta final para atualizar as diretrizes vigentes seja consolidada até meados de abril, sendo colocada na sequência em consulta pública. Após as consolidações, elas poderão ser avaliadas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em sua próxima reunião.
Participaram da primeira reunião representantes de oito ministérios, além de funcionários da Agência Nacional do Petróleo e da Empresa de Pesquisa Energética. Representantes dos Estados e da sociedade civil também participaram do encontro.