O exemplo que vem de Paragominas
Paragominas, no Estado do Pará, é um município que já foi conhecido por ser terra de pistoleiros. A bala é que falava mais alto naquela região. Embora ainda mantenha um pouco da fama, Paragominas dá a volta por cima e hoje se destaca por ser um município que valoriza a proteção ao meio ambiente e as formas sustentáveis de geração elétrica.
Nesse contexto, a primeira cooperativa brasileira de energia renovável, a Coober, que tem um parque experimental de geração fotovoltaica, exerce uma importância fundamental na recuperação da imagem de Paragominas. É um exemplo que começa a interessar aos demais estados.
Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, a usina da Coober estará sendo visitada por representantes do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) do Maranhão, de São Paulo e do próprio Pará, que estão interessados em saber como funciona a usina solar pioneira no Brasil na modalidade de cooperativa.
Este site tem sido testemunha do esforço feito pelo anfitrião, Raphael Vale, presidente da Coober, que junto com os demais participantes do projeto, tem sido um incansável batalhador pela recuperação da imagem de Paragominas, agora vista como um pólo de desenvolvimento sustentável.