Paragominas discute energias renováveis
Da Redação, de Brasília —
Consolidando a sua imagem de “município verde”, apagando o passado que se caracterizou pela destruição das florestas, o município paraense de Paragominas realizará, no dia 23 de março, o seminário “Paragominas: O Futuro e as Energias Renováveis”, quando serão discutidas as alternativas para a geração de energias que minimizem o impacto ambiental e que tenham melhor eficiência do que os modelos tradicionais baseados nos combustíveis fósseis.
O evento — dividido em três painéis — será realizado no Teatro Reinaldo Castanheira, com início às 14 horas. No primeiro painel, será discutido o tema “Cooperativismo e energias renováveis”. Em seguida, haverá um debate sobre “Geração e distribuição das energias renováveis”. Finalizando o seminário, haverá um painel sobre “Tipos de energia renovável”.
O seminário é promovido pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Estado do Pará, juntamente com a Prefeitura Municipal de Paragominas. Essas duas organizações apoiaram a instalação, no município, da primeira usina de energia solar do Brasil constituída na modalidade de uma cooperativa, a Coober (Cooperativa Brasileira de Energia Renovável), fundada há em 24 de fevereiro do ano passado e cujo modelo já está sendo discutido em outras unidades da federação.
“Essa experiência nos levou a incentivar a discussão com a comunidade no que se refere às energias renováveis, ante a importância da diversificação da matriz energética do país, haja vista que o Brasil também aderiu ao Acordo de Paris, onde se comprometeu em alcançar até o ano 2030 uma participação estimada de 45% de energias renováveis em sua matriz energética”, disse o presidente da Coober, Raphael Vale, esclarecendo que, no dia 23 de março, também se comemora em Paragominas o “dia do município verde”, para marcar o esforço que o município faz para mostrar que, ao contrário do passado, hoje, na região, o que se valoriza é o cuidado com o meio ambiente e não a sua destruição.