Burocracia cresce e agora vem o CGIE
Devagarinho, sem que ninguém perceba, a burocracia vai crescendo. Agora, o Governo acaba de criar o Comitê Gestor de Informações Energéticas (CGIE), que será responsável por “garantir a qualidade das informações e estatísticas energéticas necessárias à formulação de políticas públicas”, segundo nota disponibilizada através do site do MME.
De acordo com o MME, “o CGIE será responsável por regulamentar os processos de levantamento das informações, realizar a manutenção e atualização da base de dados do Ministério de Minas e Energia (MME) e rever, quando for necessário, critérios e metodologias para aperfeiçoar as informações e estatísticas do setor energético”.
Atrás desse blá-blá-blá ainda não se sabe direito o que fará o CGIE, mas o comitê será composto por representantes, titulares e suplentes indicados pelo MME, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), Operador do Sistema Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).