ABB tem tecnologia para transmissão
Da Redação, de Brasília (Com apoio da ABB) —
A ABB apresenta nesta semana seu portfólio de soluções digitais para a indústria, o ABB Ability, durante a Hannover Messe, que acontece até esta sexta-feira, dia 28 de abril, na cidade alemã de Hannover. A companhia possui ofertas para distribuição elétrica, automação e mobilidade elétrica, incluindo os carregadores elétricos para ônibus e automóveis, sistema de controle para distribuição elétrica, data centers e outras soluções que permitem aos clientes entrar na era da Indústria 4.0.
Na feira, a ABB lança sua tecnologia de ponta para a transmissão de eletricidade em longas distâncias econômica e tecnicamente viáveis. A companhia possui mais de 180 soluções que utilizam a internet industrial para criar conexões digitais e aumentar a produtividade, reduzindo custos de manutenção e o consumo de energia em até 1/3.
O sistema de controle para distribuição elétrica da ABB, por exemplo, é uma plataforma de computação em nuvem projetada para monitorar, otimizar e controlar um sistema elétrico. Ele permite a conexão entre os equipamentos elétricos, aproveita a capacidade de detecção e conectividade incorporada dos disjuntores para fornecer as informações e controlar funções para reduzir os custos operacionais em até 30%. A multinacional ainda possui sensores inteligentes para motores elétricos capazes de reduzir o consumo de energia em 10%, a inatividade em 70% e prolongar a vida útil do motor em 30%.
A Quarta Revolução Industrial traz transformações significativas na maneira como trabalhamos e nos relacionamos à medida que os sistemas digitais, as comunicações em rede e a análise de dados em larga escala se integram cada vez mais nos negócios e processos de produção para torná-los mais sustentáveis e eficientes.
A digitalização é a chave para uma desempenho efetivo e as soluções do ABB Ability™ reúnem equipamentos, soluções e serviços para esse salto industrial. “Conectamos pessoas e equipamento há mais de 40 anos e a digitalização nos permite oferecer um leque variado de facilidades para os clientes e as ferramentas para pedidos de soluções personalizadas, com mais funcionalidade, concetividade e integração de produtos e sistemas.”, diz Rafael Paniagua, presidente da ABB Brasil.
O Connected Services, da ABB, evitou o deslocamento de técnicos e possibilitou o atendimento mais ágil. Por meio da solução, o técnico da companhia, que estava em Jaraguá do Sul (SC), pode gerar um backup do robô remotamente assim que o atendimento foi solicitado pelo cliente, cuja planta está localizada em Barcarena, no Pará. O técnico configurou uma estação simulando a aplicação desejada pelo cliente no software RobotStudio, uma ferramenta de simulação também desenvolvida pela multinacional suíço-sueca. Assim, foram realizados os ajustes e o problema foi solucionado com agilidade e sem custos de deslocamento. Soluções como esta podem ser cada vez mais aplicadas se os robôs, equipamentos e máquinas estiverem conectados, trazendo benefícios antes inimagináveis para o setor industrial.
Antes os robôs eram mantidos atrás de áreas isoladas porque foram projetados para completar tarefas repetitivas e de levantamento de peso, mas hoje em dia os operadores trabalham mais perto do que nunca. A nova geração de robôs está saindo das áreas de isolamento e criando novas oportunidades e desafios para a indústria de manufatura, bem como os padrões de segurança.
A sofisticação e a flexibilidade proporcionada pela automação na robótica e a demanda crescente por soluções que reúnem inteligência humana e artificial para a manufatura exigem máquinas e equipamentos capazes de “conversar” entre si e com os seres humanos, obtendo ganhos em produtividade e também em segurança.
A ABB possui soluções avançadas para a fábrica do futuro que protegem pessoas e equipamentos de acordo com as necessidades das mais variadas aplicações nas quais há trabalhadores lado a lado com robôs. A ABB é uma das maiores empresas possuidoras de tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, atendendo globalmente concessionárias de energia e clientes industriais, bem como de transportes e infraestrutura. A empresa entende que, mais do que continuando uma história de 125 anos de inovação, a ABB está, hoje, escrevendo o futuro da digitalização industrial e conduzindo a Quarta Revolução Industrial e da Energia. A ABB opera em mais de 100 países com aproximadamente 132 mil funcionários.