Problemas do Velho Chico
Com o fim da temporada chuvosa nas regiões do Alto e Médio São Francisco, acendeu uma luz amarela em relação ao abastecimento de energia na região Nordeste.
De acordo com dados preparados pelos técnicos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a usina de Sobradinho, na semana passada, estava com um volume útil de apenas 12,8% do total. Agora, já caiu para 12,4% e a tendência é que permaneça em queda livre.
Para comparar, no ano passado, no mesmo período, a barragem estava com 23,8% do volume útil. A utilização das águas do rio São Francisco criou mais dificuldade para todos os usuários a partir do início da transposição, que retira água do rio e leva para áreas extremamente secas do sertão.
Nesse contexto de pouca água para usos múltiplos, a prioridade é para o abastecimento humano e dos animais, o que explica o grande impacto econômico que está ocorrendo junto aos produtores agrícolas instalados principalmente na região de Petrolina, que estão obrigados a reduzir de forma substancial o tempo de irrigação nas suas propriedades.