MME reúne comitês do etanol e biodiesel
Da Redação, de Brasília (Com apoio do MME) —
Com ênfase no diálogo, o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu nesta quinta-feira, 20 de julho, a primeira reunião do Comitê de Monitoramento do Abastecimento de Etanol (CMAE) e do Comitê de Monitoramento do Abastecimento de Biodiesel (CMAB). Instituídos pela Resolução CNPE nº 14, de 08 de junho de 2017, os fóruns são formados por representantes do Governo e entidades representativas dos respectivos biocombustíveis.
Os comitês foram criados para acompanhar o balanço entre a oferta e a demanda dos dois biocombustíveis, além do diesel e da gasolina. Outro objetivo é reduzir a assimetria de informação entre os agentes e debater estratégias que garantam o adequado abastecimento do mercado.
A intenção do MME, com a instituição dos comitês, é de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento energético em todo o território nacional, conforme modelo já adotado no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
As iniciativas estão em linha com as diretrizes estratégicas do “RenovaBio” que visa, entre outros aspectos, assegurar previsibilidade para participação competitiva dos diversos biocombustíveis na matriz energética brasileira bem como, garantir a relação de eficiência e emissões na produção, na distribuição e no uso de biocombustíveis, com avaliação de modelos de mercados já adotados no Brasil e em outros países, incluindo instrumentos de incentivo em função da análise de ciclo de vida.