Procel mostra resultados de 2016
Da Redação, de Brasília (com apoio da Eletrobras) —
O Procel alcançou economia de 15,1 bilhões de quilowatts-hora (kWh) em 2016, equivalente a 3,3% do consumo total de energia elétrica do Brasil no período. A energia economizada ajudou o país a evitar uma emissão de CO2 correspondente ao uso de 425 mil veículos em um ano e corresponde ao consumo anual de 7,8 milhões de residências.
Os dados fazem parte do Relatório de Resultados do Procel 2017 – ano base 2016, que ressalta outros avanços, como os mais de 42 milhões de equipamentos vendidos com o Selo Procel e a continuidade de atividades relacionadas à educação e aos setores da indústria, saneamento ambiental, gestão energética municipal, edificações e iluminação pública. Outro ponto realçado é a publicação da Lei nº 13.280/2016, por meio da qual o Procel passou a receber recursos financeiros.
Os resultados energéticos globais alcançados pelo programa se devem principalmente ao Selo Procel, apontando a relevância que tem sido dada ao consumidor final, por meio da orientação e incentivo à aquisição de equipamentos mais eficientes. O resultado obtido em economia energética pelas ações do Procel, em 2016, é 29,74% superior ao resultado do ano anterior.
“Não podemos deixar de destacar os diversos avanços ocorridos: milhões de alunos dos diferentes níveis de ensino receberam informações sobre conceitos de eficiência energética; diversas redes laboratoriais foram capacitadas para apoio ao ensino; e ensaios de eficiência energética e serviços e pesquisas sobre o tema foram realizados”, mencionou o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, no prefácio do relatório.
Veja a íntegra do relatório na seção “Documentos” deste site.