Instituto Ideal promove seminário em SC
Da Redação, de Brasília (Com apoio do Instituto Ideal) —
O Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina (Instituto Ideal) promoverá, nos dias 04 e 05 de junho, em Florianópolis (SC), o 9º Seminário Energia + Limpa. Transporte sustentável e cooperativismo para a geração de energias renováveis são os temas centrais do evento, que é gratuito. Na oportunidade, também será lançado um prêmio para iniciativas sustentáveis na América Latina.
Utilizar energia limpa para o transporte tem sido um tema importante no mundo devido aos impactos causados pelo uso de combustíveis fósseis. Na abertura do evento, na segunda-feira, 04 de junho, às 19h30m, o assunto será debatido na mesa de abertura “Transporte Sustentável”. Participa Iêda Maria Oliveira, diretora da Eletra, empresa brasileira de ônibus elétricos e trólebus. Com 18 anos de experiência no segmento, Iêda integra a diretoria da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Luiz Fernando Oliveira, chefe de projetos de engenharia de veículos elétricos na Renault do Brasil também participa da abertura, que terá como mediador o professor Ricardo Rüther, diretor do Instituto Ideal e coordenador do Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Grupo Fotovoltaica-UFSC), que desenvolveu , em parceria com a Eletra e outras empresas, o primeiro ônibus elétrico movido a energia solar.
O Seminário também vai destacar o cooperativismo para produção de energias renováveis, outro tema que tem ganhado cada vez mais importância, especialmente na América Latina. No Brasil, criar uma associação para gerar energia a partir do sol ou do vento, por exemplo, é uma possibilidade desde a Resolução Normativa nº 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O tema da mesa, que ocorrerá terça-feira, 05 de junho, às 9 horas, será “Cooperativismo para a Geração de Energia Limpa: Status Brasil e Perspectivas de Expansão na América Latina”.
O debate será mediado pelo presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos. Farão parte da mesa ainda Paula Scheidt, da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da GIZ, Marco Olívio Morato de Oliveira, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e Daniela Zamorano, do Instituto de Ecología Política (IEPE)/Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV).
No primeiro dia do evento, o IDEAL ainda lançará o Prêmio América do Sol. Como o próprio nome sugere, terá uma abrangência continental. O objetivo é reconhecer iniciativas sustentáveis socioambientais, em pesquisa e desenvolvimento, em políticas públicas e no segmento industrial. “Há muitas iniciativas sustentáveis, em diferentes áreas, no mundo todo. Na América Latina, muitas vezes, elas estão escondidas, não recebem o devido destaque e divulgação para que possam ser replicadas, apropriadas, aproveitadas e adaptadas a realidades semelhantes, no melhor sentido. Nossa ideia é jogar luz nestes projetos”, afirmou Mauro Passos.
Pela primeira vez no Energia + Limpa, também será lançado, na íntegra, o estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída Fotovoltaica – edição 2018”. O Estudo é uma iniciativa do Ideal e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-RJ). Novamente, o material comprova a queda dos preços dos sistemas fotovoltaicos no país.
Entre 2016 e 2017, por exemplo, a diminuição do valor da potência instalada de equipamentos até 5kWp foi de 16% (de R$7,51/Wp para R$6,29/Wp). Os dados serão apresentados no dia 05 de junho, às 10h45m. Neste mesmo dia, às 11 horas, Djane Melo, Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), abordará o tema “Regulamentação da Geração Distribuída no Brasil – Avanços e Desafios”.
A tarde do dia 05 de junho será de apresentação de uma seleção de cases certificados com o Selo Solar – concedido pelo Ideal a consumidores residenciais, industriais ou comerciais, organizações públicas e privadas que produzem sua própria energia de forma sustentável. Uma das iniciativas apresentadas será a da usina solar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que vai receber o 100º Selo Solar. Ainda em relação ao Selo Solar, serão apresentadas atualizações das regras para concessão na categoria Geração Distribuída. A iniciativa é resultado da necessidade de abarcar novos modelos de negócio do setor, como as cooperativas e consórcios para geração e consumo de energia solar fotovoltaica.
O último dia de atividades do 9º Seminário Energia + Limpa (quarta-feira, 06 de junho) será de visitas técnicas ao Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC. A viagem até o Sapiens Park será feita com o e-bus para os que desejarem, sujeito a lotação máxima. As visitas ocorrerão em dois horários, às 10h30m e 13 horas. As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas exclusivamente para os participantes, na terça-feira à tarde na FIESC.
O 9º Seminário Energia + Limpa tem o apoio da Fiesc, Grupo Fotovoltaica-UFSC, Celesc Geração e o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Clemar Engenharia, Engie Energia, IESS Ideal Estudos e Soluções Solares e Quantum Engenharia.