UHE Santo Antônio gera 10 mi de MWh no ano
Da Redação, de Brasília (com apoio da UHE Santo Antônio) —
A Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho (RO), alcançou no primeiro semestre deste ano uma geração acumulada de 10 milhões de MW hora. Este valor superou em quase 37 mil MW hora a geração no mesmo período de 2017 e correspondeu a 3,61% de todo o consumo no Sistema Interligado Nacional (SIN) nos primeiros seis meses deste ano.
Esse volume de energia gerado no primeiro semestre é suficiente para abastecer, por 30 dias, 66 milhões de residências, bem como manter em funcionamento 176 milhões de geladeiras de duas portas ou mais de 700 milhões de aparelhos de TV ligados 8 horas por dia durante um mês. A projeção para este ano de 2018, caso a vazão do rio Madeira siga a média de anos anteriores, é de que a geração da hidrelétrica alcance a marca de 18 milhões de MW hora.
Em 2017, a Hidrelétrica Santo Antônio ocupou a terceira posição de maior geradora hídrica do país, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), com uma geração superior a 16,8 Terawatts hora, que representou 3,08% de toda carga do Sistema Interligado Nacional – SIN.