Paragominas discute incentivo à energia solar
Maurício Corrêa, de Brasília —
O município paraense de Paragominas, que já foi um exemplo de desastre ambiental, continua na vanguarda na aplicação de políticas locais que incentivam a energia limpa. Agora, Paragominas discute a aplicação de um desconto de 30% sobre a Contribuição de Iluminação Pública para os consumidores residenciais que aderirem à geração distribuída através de projetos de energia solar.
“Estamos dando a volta por cima e Paragominas dá um belo exemplo de civilidade”, disse a este site o presidente da Coober (cooperativa de energia solar instalada em Paragominas), um dos autores da proposta à Prefeitura Municipal para aliviar a taxa de iluminação pública e incentivar o uso residencial da energia solar.
O assunto tema de um workshop que será realizado na cidade paraense, na próxima semana, envolvendo a OCB/Pará, o Sebrae/PA, a Coober, a Absolar e a classe política local. O evento “Paragosol” pretende organizar uma série de iniciativas em Paragominas relacionadas com a utilização de energia solar fotovoltaica.