GE fornece equipamentos para solar na BA
Da Redação, de Brasília (Com apoio da GE Power) —
A GE Power foi escolhida pela Construtora Quebec, empresa brasileira de engenharia, para fornecer inversores e skids solares de 1.500 volts LV5 de 4.4MW e 2.2MW, para a usina de energia de 14MW Verde Vale III em Guanambi, localizado na Bahia. Este projeto é de propriedade da Vientos Solutions, detentora de projetos e operadora de ativos de infraestrutura de energia em mercados emergentes.
Em comparação com seus pares de 1.000 volts, a tecnologia do inversor LV5 de 1.500 volts da divisão Power Conversion da GE possui uma tensão mais alta, permitindo uma infraestrutura mais simples e eficiente, com a mesma produção energética. Essa tecnologia também pode reduzir custos de sistema, bem como em despesas operacionais e é credenciada pelo BNDES, atendendo ás exigências locais.
A GE fornecerá o serviço completo à Construtora Quebec, gerenciando a montagem, o comissionamento e a manutenção necessários para garantir o desempenho ideal e a durabilidade de todo o escopo elétrico da usina, incluindo as estações conversoras, transformadores e subestações de alta tensão, bem como a conexão com o Sistema Integrado Nacional.
“Ter o parceiro certo e confiável é essencial na indústria solar, que está cada vez mais competitiva nos dias de hoje. No projeto Vale Verde III, a solução solar altamente eficiente da GE garante um projeto que reduzirá o investimento e os custos operacionais, permitindo que criemos valor real para o desempenho de longo prazo da planta”, afirma Scott Wells, CEO da Construtora Quebec.
“Estou animado com o relacionamento próximo que nutrimos com clientes como Quebec e o mercado brasileiro de Energias Renováveis. Atualmente, somos responsáveis por mais de 1 GW em inversores, o que mantém nosso compromisso de reduzir o custo nivelado de eletricidade no Brasil, fornecendo energia limpa e eficiente para a comunidade local”, diz Patrick Fetzer, CEO da área Solar da divisão de Power Conversion da GE.
“Energia solar está em destaque na América Latina. Como o principal mercado do continente, o Brasil acabou de alcançar 1 GW de capacidade solar instalada no início do ano, demonstrando forte interesse pelo desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica para diversificar a matriz energética. Estamos comprometidos em continuar a nossa busca por moldar um cenário global de energia mais sustentável e limpa”, declara Azeez Mohammed, presidente e CEO da divisão de Power Conversion da GE.