MME aprova Plano Decenal 2027
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, aprovou o Plano Decenal de Expansão de Energia 2027 em portaria publicada nesta sexta-feira, 28 de dezembro, no Diário Oficial da União. O documento consolida os estudos de planejamento setorial realizados pelas equipes técnicas do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com a participação da sociedade.
O Plano aprovado sinaliza que a Oferta Interna de Energia (energia necessária para movimentar a economia) crescerá, em média, 2,3% ao ano, atingindo o montante de 367,4 milhões tep (Mtep) em 2027. Desse montante, projeta-se uma participação de 47% de fonte renováveis.
No total, a expansão necessária do setor energético demandará R$ 1,8 trilhão em investimentos no período decenal, distribuídos da seguinte forma: 21,6% no setor elétrico, 76,1% no setor de petróleo e gás natural e 2,3% no setor de biocombustíveis.
O PDE 2027 encontra-se disponível para download no site do Ministério de Minas e Energia (MME). No Portal de Consulta Pública do MME, podem ser encontrados a íntegra das contribuições recebidas no âmbito da Consulta Pública nº 62/2018 e o relatório de análise.