ENI e OMV, parceiros da Adnoc em refino
Da Redação, de Brasília (com apoio da Adnoc) —
A Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) assinou dois novos contratos de parceria estratégica de participação acionária com a Eni e a OMV, cobrindo a Adnoc Refining e a nova joint venture para comercialização, que será estabelecida conjuntamente pelas três parceiras.
Em uma das maiores transações de refinarias já realizadas, a Eni e a OMV irão adquirir 20% e 15% das ações da Adnoc Refining, respectivamente, com a empresa de Abu Dhabi ficando com as 65% restantes. O contrato valoriza a Adnoc Refining, que tem uma capacidade total de refino de 922 mil barris por dia e que opera a quarta maior refinaria do mundo em um único lugar, a um valor empresarial de $ 19,3 bilhões.
Como parte e condição adicionais do contrato, as parceiras também irão estabelecer uma joint venture para comercialização, na qual a Eni e a OMV terão 20% e 15% de participação acionária, respectivamente. A receita da Adnoc com a venda é estimada em $ 5,8 bilhões, sujeita a ajustes de conclusão. A transação reflete a escala, qualidade e potencial crescimento dos ativos da Adnoc Refining, complementados por uma localização vantajosa, de onde serão supridos os mercados da África, Ásia e Europa.
A Eni e a OMV têm um forte histórico em maximização de valor, a partir de operações de refinarias complexas e avançadas, e trazem para a parceria extensa experiência e expertise operacional e de gestão de projetos.
O ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos e presidente-executivo do Grupo Adnoc, Sultão Ahmed Al Jaber, disse: “Estamos muito satisfeitos por fazer parceria com a Eni e com a OMV em nossos negócios de refino e com a nova empresa de comercialização. Tais parcerias se seguem às sábias orientações de nossa liderança para liberar e promover maior valor em nossos negócios”.
“Essas parcerias inovadoras irão apoiar nossa ambição de nos tornarmos uma líder internacional na área de downstream, com flexibilidade para responder rapidamente às necessidades e à dinâmica do mercado em mudança. Elas irão ajudar em nosso objetivo de produzir ainda mais valor de cada barril de petróleo que produzimos.
“Trabalhando de perto com nossas parceiras, também vamos fornecer mais eficiências em todas as nossas operações e melhorar o desempenho de ativos e da empresa”, acrescentou Al Jaber.
Sob os termos do acordo, a joint venture para comercialização envolvendo a Adnoc, Eni e OMV será incorporada no Abu Dhabi Global Markets. A comercialização física e derivativa irá começar, provavelmente, no início de 2020, quando todos os processos, procedimentos e sistemas necessários estiverem estabelecidos. A Eni a OMV irão fornecer à Adnoc know-how, experiência operacional e suporte para acelerar o desenvolvimento da joint venture para comercialização, possibilitando à Adnoc e suas parceiras otimizar seus sistemas e melhor administrar seus fluxos internacionais de produtos.
A transação deve ser concluída no terceiro trimestre de 2019, sujeita às condições costumeiras de fechamento e aprovações regulamentares.