Vamos dar os nomes aos bois
Maurício Corrêa, de Brasília —
Os empreendedores de hidrelétricas devem ter enviado à Aneel, até ontem, as informações referentes à segurança das barragens.
Essa data já faz parte do calendário da agência reguladora do setor elétrico. Este site não surgiu para elogiar ou criticar as pessoas ou instituições, mas algumas coisas precisam ser ditas, para que não se pense que notícia é apenas a notícia ruim.
O fato concreto é que, enquanto o setor de mineração montou um esquema duvidoso em relação à segurança das barragens de rejeitos minerais, culminando nos desastres de Mariana e Brumadinho, a Aneel está relativamente tranquila com as suas barragens.
Nos próximos dias, a Aneel pretende iniciar uma fiscalização em 130 hidrelétricas. Tem gente que acha que isso é inócuo, tem gente que entende que é uma decisão politicamente inadiável diante do contexto atual.
Existem problemas nas barragens hidrelétricas? Provavelmente sim. São muitos? Provavelmente não. E essa situação só tem sido possível porque a Aneel conta, hoje, com um arcabouço legal que merece alguns aperfeiçoamentos, mas, em geral, tem sido elogiado pelos especialistas. E que poderia servir de modelo para outros segmentos que utilizam barragens.
Esse arcabouço legal da Aneel é produto de um esforço coletivo e muitas pessoas se dedicaram a sua edificação. Mas só se chegou ao produto final graças ao esforço e à coordenação de um especialista da Aneel, chamado Alessandro D´Afonseca Cantarino, que pegou o touro à unha e tocou para a frente um trabalho difícil.
Alessandro Cantarino era o superintendente de Fiscalização da Geração da Aneel, quando, discretamente, coordenou esse trabalho de segurança nas hidrelétricas. Mas como o serviço público tem procedimentos que são às vezes difíceis de serem compreendidos, ele passou a ocupar mais recentemente o cargo de assessor da Diretoria, que é a forma elegante como, na Aneel, se denomina o Departamento de Escadas e Corredores.
Ou seja, perdeu a função, inexplicavelmente, embora tenha feito um ótimo trabalho.