Crise ainda não passou e volta o zum-zum-zum
Maurício Corrêa, de Brasília —
Agentes do mercado provavelmente entraram pela noite de terça para quarta-feira fazendo contas, diante do zum-zum-zum dando conta que mais três empresas estariam com dificuldades para honrar os seus compromissos.
Embora o valor do PLD tenha caído nas últimas duas semanas, o nível atual, de R$ 339,46 por MWhora, no Sudeste, ainda é considerado elevado para esta época do ano. Mais uma vez, o PLD é considerado o vilão da história.
Um experiente operador do mercado comentou com este site, na noite desta terça-feira, que os mercados funcionam assim mesmo e que, na área de energia elétrica, não poderia ser diferente. “Os preços sobem e descem”, lembrou, argumentando que o que está acontecendo agora é uma espécie de acomodação natural, que não pode ser vista como o fim do mundo.
“O mercado vai superar todos os problemas atuais, mesmo que algumas poucas empresas sejam sacrificadas. Vai deixar cicatrizes, mas tem um aspecto pedagógico relevante. Todos nós estamos aprendendo com a crise atual”, argumentou a fonte.