Biomassa vira solução para fábricas de celulose
Da Redação, de Brasília (com apoio da ABTCP) —
A Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) realizará, nesta quarta-feira, 22 de maio, o 24° Seminário de Recuperação e Energia, na Eldorado do Brasil, em Três Lagoas (MS). A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, estará presente com a palestra “Substituição de combustíveis fósseis: gaseificação de biomassa para aplicação em fornos de cal”, que será ministrada pelo especialista em Gaseificação da Valmet Finlândia, Juhani Isaksson.
Em fábricas de celulose, o forno de cal é um dos maiores consumidores de combustíveis fósseis. O especialista em vendas, recuperação e tecnologias em energia da Valmet, Felipe Ribeiro, explica que a crescente necessidade de reduzir custos operacionais e preocupação com o meio ambiente exigem novas soluções ambientalmente corretas.
“O biogás produzido no gaseificador a partir de biomassa (sub-produto das fábricas de celulose) pode ser utilizado em fornos de cal para substituir combustíveis fósseis, neutralizando as emissões de CO2 e reduzindo os custos operacionais”, diz.
O 24° Seminário de Recuperação e Energia da ABTCP reunirá gerentes, coordenadores e supervisores das áreas de Recuperação e Energia das principais empresas de papel e celulose. Durante o evento, serão demonstradas novas tecnologias e cases de sucesso por meio de palestras técnicas.