Trina fornece módulos para usina no Chile
Da Redação, de Brasília (com apoio da Trina Solar) —
A Trina Solar anunciou o fornecimento de 3 MW de módulos fotovoltaicos da solução inteligente TrinaPro para a usina da comunidade Marchigüe, no Chile. O projeto de geração distribuída, que iniciou suas operações em fevereiro deste ano, ajudará a reduzir em torno de 1.400 toneladas por ano as emissões de dióxido de carbono (CO2) na região.
O parque de energia solar está localizado em uma pequena cidade que pertence à Província Cardenal Caro, na 6ª Região do Libertador General Bernardo O’Higgins, no centro-oeste do Chile, cuja extensão é de 660 quilômetros quadrados. A região é conhecida pelo clima mediterrâneo, com verões quentes e secos, inverno ameno e chuvoso e alta radiação solar.
Desenvolvido para geração distribuída de pequenos e médios (PMGD) em energia, o projeto de 9 MW para a empresa CarbonFree Chile contou com o EPC (sigla em inglês referente a serviços de engenharia, aquisições e construção) realizado pela Eiffage Energía Chile, para o qual a Trina Solar forneceu a solução fotovoltaica inteligente TrinaPro.
Como uma das pequenas usinas fotovoltaicas distribuídas típicas do mercado chileno, o parque solar Marchigüe entrou em operação em dezembro de 2018 e iniciou oficialmente a operação comercial em fevereiro deste ano. A geração anual de energia esperada não será inferior a 6.444 MWh.
“Com a saturação do sistema de transmissão de energia, o mercado de projetos de larga escala no Chile está se contraindo, e agora os menores no segmento de mercado de geração distribuída em megawatts (MW) se tornarão o principal setor no futuro”, afirmou Álvaro García-Maltrás, diretor para a América Latina e o Caribe da Trina Solar.
A TrinaPro é uma solução fotovoltaica inteligente idealizada para projetos de instalação solar em escala terrestre, infraestruturas flutuantes e aplicações comerciais, integrando sistematicamente três componentes principais: módulos de alta eficiência, sistemas confiáveis de rastreamento solar e inversores de corrente. A TrinaPro reúne inovação na fusão de hardware, software, processo de serviço e plataforma na nuvem.
“Em comparação com sistemas fixos de energia solar, as inovações da TrinaPro aumentam a geração de energia em 20%, o que elevou o ROI do cliente de 1,5% para 3%, em comparação com um sistema de rastreador solar encaixado. Por outro lado, a geração de energia evolui entre 3% e 7,5%”, acrescentou García-Maltrás.
Segundo a empresa chinesa, devido à otimização do equipamento, o design do sistema e os padrões elevados de supervisão da construção no local, a confiabilidade do sistema da usina solar também é garantida em maior grau. A inovação nos processos de negócios da TrinaPro, que proporciona serviços de pré-vendas, vendas e pós-venda mais profissionais e eficientes, garantiu uma entrega abrangente da solução ao usuário.
A solução fotovoltaica inteligente integrada TrinaPro inclui os módulos multicristalinos TSM-PE14A e suas correspondentes unidades de rastreamento solar Nclave de eixo único. Os módulos de alta eficiência foram montados com rastreamento de eixo único, que permite que os módulos sigam o sol em ângulos variados, recebendo assim luz solar máxima e gerando até 20% de energia adicional em condições estáveis.