Aneel coloca em AP importação do Cone Sul
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
A Agência Nacional de Energia Elétrica (AneelL) aprovou a abertura de audiência pública para tratar de proposta de alteração das Regras de Comercialização sobre importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai.
A Portaria nº 339/2018 do Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para a importação de energia elétrica dos dois países. Para atender a portaria, a proposta em audiência visa alterar quatro módulos das regras que tratam de Encargos, Garantia Física, Liquidação e Penalidade de Energia.
O aprimoramento das regras receberá contribuições a partir de 15 de agosto até 29 de setembro, no e-mail ap032_2019@aneel.gov.br. Para mais informações acesse http://www.aneel.gov.br/audiencias-publicas, no espaço da Audiência nº 32/2019.
Edital de linhas de transmissão
A Aneel também aprovou o edital do leilão nº 2/2019 que vai contratar 2.470 km de novas linhas de transmissão e 7.800 MVA em capacidade de transformação. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 4,1 bilhões, com geração de 8.782 empregos diretos.
No leilão, marcado para 19 de dezembro deste ano, na B3, em São Paulo, serão licitados 12 lotes de concessões, que compreendem investimentos nos Estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Bahia e Goiás reúnem o maior número de novas instalações. Os prazos de conclusão das obras variam de 36 a 60 meses. Os empreendimentos que compõem os Lotes de 1 a 9 e 12 são inéditos e serão ofertados pela primeira vez. Parte dos empreendimentos do lote 10 tem origem em concessões extintas da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf, que tiveram caducidades declaradas por meio da Portaria MME nº 176, de 25 de março de 2019.