LTrace é contratada para pesquisa em O&G
Da Redação, de Brasília (com apoio da LTrace) —
Desde o dia 26 de junho, está em vigência um contrato de dois anos do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) com a startup catarinense LTrace, desenvolvedora de soluções geofísicas para inversão sísmica conjunta. A parceria para projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é inédita no Brasil, e visa a implementar técnicas de “machine learning” no processo de análise e microtomografia de rochas na área do pré-sal brasileiro.
De acordo com normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), empresas com grandes campos de petróleo têm como obrigação aplicar anualmente 1% de investimento em pesquisa, dos quais 10% devem ser destinados a empresas brasileiras.
Esse valor tem como finalidade o custeio para execução do projeto e não prevê lucro. Com o orçamento, a LTrace irá contratar cinco novos colaboradores para apoiar no desenvolvimento do projeto, totalizando uma equipe de oito profissionais altamente qualificados.
Fernando Bordignon, cofundador da LTrace, explica que o objetivo do projeto é levar o desenvolvimento realizado na academia para a indústria. “Nós iniciamos nossas pesquisas sobre o tema na universidade, e desenvolvemos muitos projetos por lá. O objetivo desta parceria com a Petrobras é levar esse conhecimento para a indústria”, pontua Fernando.
“Por meio de recursos de machine learning, vamos conectar micro propriedades de rochas com as propriedades gerais do reservatório de petróleo. Em geral, essas amostras são muito pequenas e existe uma grande dificuldade de isolá-las e conectá-las com o restante. Por meio da tecnologia, faremos uma análise da composição das rochas onde fica o óleo, nos reservatórios, para conectar os dados sísmicos de grandes dimensões do campo com micro amostras de rochas”, explicou.
Histórico
A startup foi fundada em 2017 por três ex-alunos de um mesmo laboratório de pesquisa em Ciências da Computação aplicadas à Geofísica, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente integrante do Miditec, incubadora de empresas de base tecnológica gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e mantida pelo Sebrae/SC, a LTrace desenvolve um aplicativo para análises geofísicas, que pode ser instalado em um software já utilizado pelos geofísicos da área.
A empresa trabalha com inversão sísmica, que é o processamento de dados a partir de informações dos reservatórios de petróleo ou depósitos de gás sob a superfície de terra. “No momento, estamos trabalhando no aprimoramento da nossa solução e na estruturação de nosso modelo de negócio, e a parceria para P&D firmada com a Petrobras neste momento vem como uma forma de chegar o mais perto de um produto possível. Já temos o problema, os dados e a ferramenta, só resta saber como integrar tudo isso para gerar um produto”, finaliza Fernando.