Eletrobras: capacidade ultrapassa 50 mil MW
Da Redação, de Brasília (com apoio da Eletrobras) —
Em meio à intensificação do noticiário sobre a sua privatização, a Eletrobras celebrou, nesta quarta-feira, 21 de agosto, a marca histórica de 50 mil MW de capacidade instalada. O número, muito expressivo, representa 30% da capacidade instalada do país, por meio de 128 usinas – de propriedade das empresas Eletrobras ou que contam com sua participação em empreendimentos do setor.
Com a entrada em operação comercial da 15ª unidade geradora da usina de Belo Monte, nesta quarta, as empresas Eletrobras totalizaram 50.207 MW de potência instalada. Em julho, com o acionamento da 14ª unidade geradora de Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, a hidrelétrica se tornou a maior usina 100% brasileira. Ainda em 2019, há a previsão de início de funcionamento de outras três unidades geradoras de Belo Monte.
Segundo um comunicado distribuído pela estatal, o marco dos 50 mil MW reforça a contribuição das empresas Eletrobras para que o Brasil tenha uma das matrizes de energia mais renováveis e com menor emissão de gases de efeito estufa do mundo, além de o país abrigar algumas das maiores usinas hidrelétricas do planeta.