Aneel celebra 15 anos de reuniões abertas
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
Com a presença de ex-diretores e do atual colegiado, a Aneel celebrou nesta terça-feira, 08 de outubro, o marco dos 15 anos da abertura ao público e transmissão ao vivo das reuniões de diretoria da Agência, completados no dia 04 deste mês.
A Aneel foi pioneira na abertura de reuniões, medida que faz da Agência referência de transparência na regulação brasileira.
O diretor-geral da agência, André Pepitone, destacou que além das reuniões públicas, a Aneel imprime o maior grau de transparência possível em todas as suas atividades, como as consultas públicas e o acesso aos processos via internet.
“É nessa transparência que se apoia a credibilidade institucional da Aneel. Credibilidade essa que foi recentemente reconhecida por uma das maiores agências avaliadoras de risco do mundo, a Standard & Poor´s, que produziu um relatório afirmando que a atuação firme e segura da Aneel garante previsibilidade à regulação do setor elétrico brasileiro, assegurando a atração de investimentos. Este Setor depende de investimentos pesados, com retorno de longo prazo. É papel da regulação garantir a estabilidade das regras e a solidez dos contratos para que estes investimentos se concretizem, como tem acontecido”, disse Pepitone.
Além de Pepitone, participaram da solenidade os diretores Sandoval Feitosa, Rodrigo Limp, Elisa Bastos e Efrain Cruz e os ex-diretores José Mário Abdo (ex-diretor-geral), Edvaldo Santana, Eduardo Ellery, José Jurhosa e Luciano Pacheco.