Statkraft: foco em tendências e novos negócios
Da Redação, de Brasília (com apoio da Statkraft) —
Nesta quarta-feira, 30 de outubro, a Statkraft Brasil, empresa geradora e comercializadora de energia renovável, subsidiária da estatal norueguesa, realizará em São Paulo, no espaço Villa Bissutti Cardoso de Melo, das 19 às 21 horas, evento de comercialização de energia da companhia, Powering a Green Future.
Para convidados, o workshop tem como objetivo debater as tendências do setor elétrico e gerar novos negócios. Contará com a presença do diretor-presidente da consultoria PSR, Luiz Barroso, que falará sobre as perspectivas para o setor elétrico.
Também estarão presentes o EVP de Markets (Comercialização) da Statkraft Global, Hallavard Granheim, a SVP de Markets para América do Sul e Índia, Marthe Hoff, o CEO no Brasil, Fernando de Lapuerta, e o VP Comercial no Brasil, Pablo Becker. Segundo Becker, “além do networking, o evento é uma grande oportunidade de atualização e aprimoramento do conhecimento”. O foco da área é continuar a crescer em comercialização de energia no Brasil, para destinar a energia proveniente dos projetos existentes e dos novos parques de geração da companhia, que pretende triplicar a sua capacidade atual até 2025.
Crescimento
Até julho deste ano, a Statkraft no Brasil ampliou em 40% seu time Comercial. De 2018 para cá, a empresa triplicou o número de clientes atendidos nesse segmento.
Na Comercialização de Energia no país, a Statkraft atende a clientes comerciais e industriais de diversos segmentos, bem como outras empresas do setor. O seu escritório é na cidade do Rio de Janeiro (RJ), mas atua também em Florianópolis (SC), Recife (PE) e São Paulo (SP).
“Uma das missões da comercializadora é ajudar o Grupo Statkraft a ter um crescimento sustentável, com contratos de longo prazo, clientes representativos em seus respectivos ramos de atuação, um portfólio diversificado com foco na redução de custos e mitigação de riscos de clientes, com qualidade de crédito”, afirma Becker.
O executivo explica que, no momento, uma das estratégias de negócio da Statkraft em território brasileiro é investir em clientes finais.
“Por muito tempo nossos negócios foram focados nos agentes do setor, mas com as novas diretrizes do grupo de ampliar a atuação no Brasil, reforçamos a atuação junto aos clientes finais dos segmentos Industrial e Comercial, sem deixar de lado os agentes de comercialização, geração e autoprodutores. A partir do ano passado, aumentamos nosso time de vendas e análise. Além disso, temos investido em sistemas e, com isso, conseguimos triplicar o número de clientes finais atendidos”, destaca.
A Statkraft é a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, eólica, solar, a gás e fornece aquecimento urbano. É uma empresa global em operações no mercado de Energia, com 3.600 funcionários em 16 países. No Brasil, o grupo controla 18 ativos de geração de energia eólica e hidrelétrica, com cerca de 450 MW de potência instalada.
A Statkraft também atua na comercialização de fontes diversas de energia. No mundo, estas operações são executadas nos escritórios de mais de 10 países. São mais de 650 especialistas no setor e mais de 500 mil contratos por ano. Prioriza as relações de longo prazo com seus clientes, em busca de soluções customizadas para as suas necessidades de energia, além de facilitar o financiamento de energia renovável e de projetos, inclusive no Brasil.
A Statkraft é a primeira geradora a oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil e na Índia. O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) ajuda a empresa a certificar a origem da energia e garante que a operação é sustentável, com respeito às regras e aos procedimentos da International REC Standard. Essa é uma instituição que certifica rastreamento de atributos de eletricidade (RECs) internacionalmente reconhecidos, comercializáveis e confiáveis.