Aneel premia as melhores distribuidoras
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
As distribuidoras de energia elétrica melhor avaliadas pelos consumidores – por seus serviços prestados no ano de 2019 — receberam nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o Prêmio Aneel de Qualidade.
Esta é a 17ª edição da premiação, realizada anualmente pela agência e contou com a presença da diretoria colegiada da Aneel, do ministro de Minas e Energia (MME) Bento Albuquerque, e do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Reive Barros, além de outras autoridades do setor elétrico.
Na abertura do evento, o diretor-geral da agência, André Pepitone, destacou a premiação como propulsora da melhoria contínua na qualidade dos serviços distribuidoras. “Estamos falando de um setor que investe R$ 12 bilhões por ano, movimentando a economia dos Estados e do País. De um setor que é permanentemente cobrado tanto pela Aneel, quanto pela sociedade a ser mais eficiente e a oferecer melhor qualidade “, disse.
O diretor-geral apontou também a importância do diálogo entre as distribuidoras e a sociedade. “Distribuir energia elétrica, esse bem tão essencial à vida das pessoas, é trabalho que exige planejamento, muito conhecimento de engenharia e competência técnica. Mas ao mesmo tempo também requer sensibilidade e trato para dialogar com todas as camadas da população”, ressaltou Pepitone.
A Celesc Distribuição S.A foi a grande vencedora da tarde e recebeu dois prêmios: Região sul acima de 400 mil unidades consumidoras e Brasil Concessionárias acima de 400mil unidades consumidoras. O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, recebeu o troféu das mãos do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque – que aproveitou o momento para agradecer o convite. “Já tive oportunidade de mencionar várias vezes o orgulho que tenho da Aneel, o orgulho do trabalho desenvolvido por todos vocês. Muito obrigado”, disse o ministro.
Em seu discurso, o ministro enalteceu a iniciativa da agência em promover a transparência e a participação da sociedade em seus processos. “O Prêmio Aneel de Qualidade mais do que valorizar o mérito, estimula a competência, as boas práticas de gestão e a desejável aproximação das distribuidoras com seus clientes. É louvável a iniciativa da Agência de divulgar à sociedade a percepção dos consumidores residenciais com relação aos resultados da gestão das distribuidoras, fomentando a participação pública nos processos típicos da atuação do Estado”, destacou o ministro Bento Albuquerque.
As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 22/7 a 13/11/2019, que entrevistou 27.308 consumidores, de 596 munícipios atendidos pelas 91 empresas. As vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho.