Iberdrola anuncia investimentos após a onda
Da Redação, de Brasília (com apoio da Iberdrola) —
O Presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, anunciou nesta quarta-feira, 02 de abril, em Bilbao, na Espanha, que, diante da situação atual, “tão logo seja possível aceleraremos os investimentos para ajudar a atividade econômica e evitar perdas de empregos”. O executivo destacou ainda a aplicação imediata de 107 medidas de combate ao Covid-19 e para assegurar o fornecimento de energia nos países em que opera, inclusive no Brasil – onde atua por meio da sua controlada Neoenergia.
Segundo Galán, apesar da crise sanitária, os investimentos devem superar, neste ano, a marca de 2019. “A aceleração dos investimentos – uma vez que esta situação excepcional termine – é, me atreveria a dizer, a única forma de sair deste cenário de crise e de incerteza. Por isso, pretendemos que em 2020 os investimentos ultrapassem claramente o recorde já registrado no exercício passado, para chegar a 10 bilhões de euros”.
Este esforço, diz Galán, permitirá que, dos 9 mil megawatts (MW) de nova capacidade atualmente em construção, pelo menos a metade entre em funcionamento ainda em 2020. A Iberdrola está construindo atualmente em todo o mundo 30 usinas solares fotovoltaicas, 50 parques eólicos e marinhos, mais de 5 mil quilômetros de linhas de transmissão de alta tensão no Brasil e novas redes de distribuição nos EUA.
Em paralelo, Galán anunciou um ambicioso plano de compras para manter a viabilidade da cadeia de fornecedores. “Adiantamos pedidos a milhares de fornecedores por um montante superior a 3,8 bilhões de euros, de tal forma que os acordos em curso para entrega até 2023 passam de 20 bilhões de euros.”
O Presidente da Iberdrola destacou ainda estimativa de contratar o número recorde de 5 mil novos profissionais em 2020, ultrapassando 40 mil funcionários no mundo.
O executivo que lidera a Iberdrola destacou ainda o compromisso com a transição energética e o meio ambiente em linha o processo de descarbonização da economia em curso, o estímulo a maior participação e liderança feminina no grupo e apoio dos mais de 600 mil acionistas à atual gestão da Iberdrola – com o apoio sempre superior a 95% de todas as medidas propostas, inclusive à remuneração de 0,40 centavos de euro por ação.
Galán comunicou que a Iberdrola está aproveitando suas capacidades logísticas e financeiras para adquirir material sanitário e de prevenção à Covid-19 (máscaras, respiradores e kits de proteção individual) no valor de, ao menos, 25 milhões de euros.
Outras medidas contemplam colocar mais de 90% do quadro de pessoal administrativo em trabalho remoto e reforço da proteção do pessoal de campo das usinas e das redes de transmissão e distribuição foi reorganizado.
“Este plano integral está nos permitindo garantir a continuidade do fornecimento elétrico à toda a população, reforçando ao mesmo tempo com meios humanos e técnicos aquelas infraestruturas especialmente sensíveis, como é o caso dos hospitais ou centros de saúde”, afirmou Galán.