Divergências na Aneel são anteriores ao vírus
Maurício Corrêa, de Brasília —
O ambiente interno na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) azedou mesmo antes das atuais divergências entre o diretor-geral André Pepitone e outros integrantes da diretoria colegiada, por conta dos impactos relacionados com a Covid-19.
Este site apurou que foram observadas retaliações para todos que de alguma forma trabalharam para o antecessor de Pepitone, Romeu Rufino, que deixou o cargo em agosto de 2018. A partir daí, como fazem os políticos no interior, o atual DG partiu para uma troca agressiva de especialistas pelos seus novos apadrinhados.
Isso ocorreu principalmente na Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração e na Superintendência de Relações Institucionais. Nesta, na visão de algumas fontes consultadas pelo site, Pepitone teria montado um gabinete de assessoramento quase que pessoal.
O relacionamento entre Pepitone e os demais diretores, hoje, é fácil de ser compreendido. Teve origem na lista a ser encaminhada ao MME para substituição do ex-diretor Rodrigo Limp, que aceitou um convite para ser secretário de Energia Elétrica do MME.
Os diretores Elisa, Sandoval e Efrain optaram pela indicação do nome de Julio César Rezende Ferraz, que era o superintendente de Regulação Econômica e Estudos do Mercado, em detrimento da indicação de Pepitone, que apoiava Carlos Eduardo Cabral Carvalho, superintendente de Concessões e Autorizações de Geração. Pepitone, que não está acostumado a perder e que não gosta de perder, foi voto vencido. Desde então, o seu relacionamento com os demais diretores complicou.
Com o início das dificuldades provocadas pelo Covid-19, Pepitone quis tocar uma solução sem consultar os demais diretores. Estes se posicionaram contra Pepitone e, de forma unânime, declararam que a proposta não era da Aneel e, sim, do diretor-geral.
Então, foi criado um grupo de monitoramento da crise, que elaborou a extensa Nota Técnica divulgada pela agência nesta quinta-feira, 16 de abril, mostrando um claro enfraquecimento de Pepitone.
Prevê-se novos capítulos nesta novela.