Vestas finaliza expansão de eólica da Honda
Da Redação, de Brasília (com apoio da Vestas) —
A dinamarquesa Vestas concluiu a expansão do parque eólico da Honda Energy, em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, com a instalação de uma turbina V136-3.45MW com modo de potência otimizado de 3.8 MW.
Com o novo aerogerador, o parque, inaugurado em 2014, passa a contar com 10 turbinas e uma capacidade instalada de 31,7 MW. Isso representa um aumento na capacidade de geração em torno de 11% para que empresa possa manter a autossuficiência em energia elétrica limpa e renovável necessária para a produção local de veículos.
A V136-3.45MW com modo de potência otimizado de 3.8 MW deste projeto foi importada e possui uma potência 23% superior à gerada pelas demais turbinas do parque. Ela faz parte da plataforma de 4 MW da Vestas, que possui dez anos de evolução a partir de uma tecnologia já validada e com cerca de 11 mil turbinas instaladas em 49 países. Além disso, é totalmente adaptada às condições de vento da região.
“Este é mais um exemplo da vasta gama de soluções customizadas da Vestas. Neste caso, a energia produzida será usada pela Honda Energy em suas operações no Brasil. É outro grande sinal do aumento da consciência ambiental que as empresas seguem apresentando, reafirmando o crescimento da energia sustentável no Brasil”, afirma Eric Gomes, diretor de vendas da Vestas no Brasil.
“O parque eólico Honda Energy é uma iniciativa única no segmento automotivo no Brasil e representa nossos esforços em direção a uma sociedade cada vez mais sustentável. Estamos expandindo a capacidade de geração do parque, entregando mais energia limpa ao sistema, com menos impacto ao meio ambiente’, afirma Otávio Mizikami, Presidente da Honda Energy e Vice-Presidente Industrial da Honda Automóveis.
Na última década, a Vestas tem sido um dos principais contribuidores para a expansão da energia eólica no Brasil. Atualmente, a empresa possui 5,5 GW de capacidade instalada ou em construção no país.