Leroy Merlin usa projeto da GreenYellow
Da Redação, de Brasília (com apoio da GreenYellow) —
Após o êxito em mais de 20 projetos realizados pela GreenYellow junto à rede de materiais de construção e bricolagem Leroy Merlin, desde 2017, a parceria conta agora com a entrega de mais uma unidade da varejista, desta vez em São Caetano do Sul (SP).
O contrato entre as empresas envolveu avaliar e readaptar não somente a questão da iluminação das lojas, mas também a parte da automação dos sistemas e ar-condicionado. Esta unidade da Grande São Paulo, em especial, usava lâmpadas do tipo fluorescentes compactas eletrônicas e tubulares fluorescentes, além de lâmpadas halógenas e algumas em LED. Porém, ainda assim, apresentava um nível de iluminância abaixo do que se requer numa loja de grande porte.
A loja, que conta com mais de 7.500 m², foi submetida a um estudo luminotécnico, o qual tinha como objetivo verificar as reais necessidades da operação local, de forma a gerar economia de energia e também uma adequação aos níveis de iluminância de acordo com suas dimensões.
A análise avaliou fatores como a disposição do layout atual, a estrutura da loja e suas características intrínsecas para, assim, aplicar as mais diversas soluções em iluminação com a temperatura de cor de acordo com cada ambiente. Os trabalhos na unidade duraram 25 dias e a equipe da GreenYellow, experiente e especializada, foi inteiramente responsável por todo processo de retrofit de iluminação.
Segundo Letícia Mansur, gerente de arquitetura da Leroy Merlin, o maior impacto, além da questão técnica, foi o retorno positivo por parte dos clientes que entraram no estabelecimento após as mudanças. “Desta forma, conseguimos nos adequar aos níveis de iluminância exigidos pela norma NBR ISO 8995-1. Ao todo, foram substituídas mais de 600 lâmpadas. Passamos a usar os modelos com alto IRC (índice de reprodução de cor). A mudança na loja foi evidente e perceptível para todos que entram no ambiente. Esse tipo de ajuste é muito importante porque os produtos precisam ser vistos pelos clientes na sua cor original, de maneira a evitar equívocos na hora da compra de um acabamento, por exemplo. Percebemos que aumentou muito a satisfação dos consumidores ao verem o ambiente como está agora. Houve uma melhora, inclusive, no bem-estar dos nossos colaboradores”, conta a arquiteta.
De acordo com Marcelo Varlese, diretor comercial da GreenYellow, o modelo de negócio é muito favorável para as empresas que contratam esse tipo de serviço de eficiência energética, uma vez que elas economizam energia e têm a garantia da GreenYellow quanto ao nível de luminosidade e pela reposição das lâmpadas durante todo o contrato.
“Fizemos um investimento da ordem de R$ 570 mil no projeto, para um contrato de performance com seis anos de duração. Avaliamos que a Leroy Merlin vai reduzir, somente nesta loja, um total de R$ 85 mil durante o contrato. É importante destacar que o grande ganho deste projeto não é consumo em si, mas a melhoria no visual da loja e conforto de clientes e funcionários que agora entram em uma loja muito mais agradável visualmente”, explica Varlese.
A GreenYellow é especializada em eficiência energética, energia solar, comercialização e gestão de energia. De origem francesa, a empresa tem operações em oito países e possui um portfólio de eficiência energética com mais de 2 mil projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1 mil deles no Brasil, onde opera desde 2013.