Qualidade da distribuição melhora no Brasil
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
A Aneel tem uma boa notícia para os brasileiros: a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica alcançou em 2020 o melhor resultado, conforme apontam os indicadores DEC* e FEC** apurados pela Agência Nacional de Energia Elétrica..
Após registrar quedas consecutivas nos últimos anos, os indicadores DEC e FEC em 2020 apresentaram seus menores valores históricos. Ao longo do ano passado, o serviço de fornecimento de eletricidade permaneceu disponível por 99,869% do tempo, na média do Brasil.
Os consumidores ficaram 11,50 horas em média sem energia (DEC) no ano, o que representa uma redução de 10,51% em relação a 2019, quando registrou-se 12,85 horas em média. A frequência (FEC) das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 6,69 interrupções em 2019 para 6,03 interrupções em média por consumidor em 2020, o que significa uma melhora de 9,87% no período. Os dois indicadores em 2020 ficaram abaixo dos limites estabelecidos pela Aneel. O DEC ficou abaixo do limite pela primeira vez nos últimos 10 anos.
O avanço é resultado de diversas ações da agência, tais como as novas regras de qualidade do fornecimento nos contratos de concessão das distribuidoras, a adoção de planos de resultados para as distribuidoras que apresentavam mau desempenho, as compensações financeiras aos consumidores, as fiscalizações feitas pela Aneel e a definição de limites de interrupção decrescentes para as concessionárias.