Procel divulga resultados de 2020
Da Redação, de Brasília (com apoio da Eletrobras) —
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), divulgou os resultados das suas ações executadas em 2020. Durante todo o ano passado, o programa promoveu a economia de aproximadamente 22,02 bilhões de kWh. Em relação aos resultados acumulados, o Procel evitou, entre 1986 e 2020, o gasto de 195,2 bilhões de kWh.
O valor total investido pelo programa foi de R$ 3,47 bilhões. Os resultados são considerados positivos pelo Procel, sobretudo diante do contexto de pandemia, que provocou muitos desafios para a viabilização de algumas atividades do programa.
“Com muita criatividade e gestão, conseguimos superar as dificuldades impostas pela pandemia e assim cumprirmos tudo que estava previsto nos nossos projetos para que a sociedade pudesse receber todo o benefício que é gerado atualmente pelo Procel”, destacou o gerente do programa, Marcel da Costa Siqueira.
A economia de energia gerada pela atuação do Procel no ano passado é equivalente à produção anual de uma usina hidrelétrica com capacidade de 5.282 MW e ao consumo de 11,13 milhões de residências durante um ano. Essa redução significativa de gasto energético evitou a emissão na atmosfera de 1,36 milhão de tCO2 equivalente, o que corresponde às emissões geradas anualmente por 467 mil veículos.
De acordo com o relatório anual do Procel, as atividades do programa contribuíram para a redução da demanda no horário de ponta – quando há maior dispêndio de energia elétrica – em 7.262 MW e evitaram o emprego de R$ 4,128 bilhões em investimentos para expansão da oferta de energia.