Da Redação, de Brasília —
A Memória da Eletricidade realizará de 25 a 29 de outubro a sétima edição do Preserva-Me, Encontro Internacional de Preservação e Memória, evento dedicado a fomentar o debate e a troca de informações e experiências entre profissionais das áreas de história, arquivologia, biblioteconomia, museologia, comunicação e ciência da informação.
Com o tema “Arquivos Pessoais e Histórias de Vida”, o evento será 100% online, com dois painéis diários, sempre às 10h e às 16h, transmitidos pelo canal da Memória da Eletricidade no Youtube . A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial .
A Memória da Eletricidade é uma instituição cultural sem fins lucrativos especializada em preservação de acervos, gestão da informação e gestão do conhecimento. Desde 1986, se dedica em especial à memória do setor elétrico, aportando dados e experiências que contribuem com a inovação. Anualmente a Memória da Eletricidade realiza o Preserva.Me que, este ano, discutirá a importância dos arquivos pessoais e das histórias de vida a partir dos arquivos e do registro da oralidade, além de discutir biografias e outras formas de narrativas.
Entre os palestrantes estão confirmados os jornalistas Leonencio Nossa e Joëlle Rouchou, as pesquisadoras Verena Alberti e Luciana Heymann Nossa e Alessandro Portelli, historiador referência nos estudos de História Oral, diretor da escola de música Circolo Gianni Bosio, na Itália.
Instituída em 1986 por iniciativa da Eletrobras com o objetivo de preservar a história da indústria da eletricidade no país, a Memória da Eletricidade trabalha com preservação de acervos, gestão da informação e gestão do conhecimento. A partir dessa premissa, a instituição desenvolve projetos, organiza eventos e promove ações em pesquisa histórica. Ao longo dessas mais de três décadas, a instituição sem fins lucrativos publicou mais de 100 livros – pelos quais recebeu 16 prêmios e menções de reconhecimento -, empreendeu inúmeras pesquisas e promoveu várias exposições.
A entidade organiza e mantém um precioso acervo histórico. São mais de 12 mil livros e periódicos em sua biblioteca e 50 mil itens em seu arquivo. Outra atividade importante da Memória da Eletricidade é o registro da história oral do setor elétrico brasileiro. Como parte desse programa, já foram colhidos, catalogados e arquivados cerca de 300 depoimentos de personalidades e profissionais ligados ao setor.