Vem aí uma nova Conta Covid
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério da Economia (ME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reuniram-se, nesta quinta-feira, 21 de outubro, com dirigentes da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) para discutir a saúde financeira do segmento face aos custos da geração térmica.
O MME esclareceu que tem monitorado o aumento dos custos de geração de energia, em razão das medidas excepcionais adotadas para enfrentamento da situação de escassez hídrica, bem como seu reflexo na cadeia produtiva. O Governo informou que está estudando possíveis soluções que visam atenuar o descasamento observado entre as receitas arrecadadas pelas tarifas de energia elétrica e as despesas com a geração de energia, entre elas uma operação de crédito nos moldes da “Conta Covid”.
A secretária-executiva do MME, Marisete Pereira, reafirmou a preocupação do Ministério com o consumidor: “Estamos avaliando diversas alternativas, mas sempre com o cuidado de manter a tarifa de energia adequada à capacidade de pagamento do consumidor brasileiro”. Foi definido que o dimensionamento da operação ainda está em avaliação pelo MME em conjunto com a Aneel, cuja Diretoria também participou da reunião.