SE Macapá conclui recuperação das instalações
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
Foi concluído o restabelecimento das instalações da Subestação Macapá às condições contratuais de operação, com três transformadores de 150 MVA, reforçando a qualidade e segurança do abastecimento de energia elétrica Macapá (AP).
A operação faz parte das ações acompanhadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para melhoria da infraestrutura que fornece energia aos consumidores da capital do Amapá, após avaria que interrompeu o fornecimento de energia elétrica no estado em novembro de 2020.
A recomposição da subestação foi realizada após instalação de dois novos transformadores 230kV/69 kV, 150 MVA, pela transmissora Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), disponibilizados à operação dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Além disso, a cidade ainda contará com a construção de uma nova subestação. No Leilão nº 002/2021, previsto para dezembro deste ano, está indicada a contratação da linha de transmissão 230 kV Macapá-Macapá III, C1, com 10 km; e SE de 230/69 kV Macapá III, com transformação 2 x 150 MVA. Com previsão de até 42 meses de implantação, a obra está planejada como solução estrutural para atendimento elétrico à região de Macapá.
Assim, a distribuidora passará a contar com disponibilidade de fontes de energia em 69 kV, na Subestação Macapá, que conta com três transformadores e na Subestação Macapá III, com dois transformadores, além da conexão com a usina hidrelétrica Coaracy Nunes.