Tradener faz primeira transação de I-RECs
Da Redação, de Brasília (com apoio da Tradener) —
A Tradener faz a primeira transação de I-RECs e inicia aa comercialização de certificado de energia limpa no Brasil. A operação foi realizada através da PCH Tamboril da Tradener, que passou por todos esses critérios exigidos e recebeu o certificado I-REC.
O setor elétrico criou o I-REC Service, que se trata de um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia desenvolvido para facilitar a contabilização confiável de carbono, para Escopo 2, ajustável a vários padrões internacionais de contabilidade de carbono.
Para transacionar I-REC é preciso que as empresas passem por um criterioso sistema de verificação. Um dos pontos primordiais é que a energia seja gerada por fontes renováveis (solar, biomassa, hídrica e eólica). O sistema precisa estar legalmente instalado, a rede deve estar interligada ao GRID do sistema nacional de energia e não pode existir duplo beneficiário do REC (sem contagem dupla). É preciso fornecer mais sustentabilidade também. A PCH Tamboril da Tradener passou por todos esses critérios e recebeu o certificado I-REC.
O certificado habilita a Tradener a transacionar a venda para seus clientes. E isso aconteceu recentemente com empresa Aker Solutions. A Aker têm duas unidades consumidoras, que compraram certificados equivalentes à energia consumida no período de maio a dezembro deste ano, totalizando 1.754 I-RECs.