Silveira: homenagem em congresso municipal
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta terça-feira, 09 de maio, da abertura da 38ª Edição do Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte (MG). Durante o evento, o ministro apresentou as principais ações que estão sendo realizadas no MME, especialmente nas áreas de mineração e energia.
“Estar aqui, ao lado dos representantes dos 853 municípios de Minas, no maior evento municipalista estadual do país, é uma forma de mostrar o nosso reconhecimento à causa municipalista, de como estamos trabalhando no Ministério de Minas e Energia para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o ministro.
Outra importante ação citada pelo ministro foi a chegada de investimentos ao Vale do Jequitinhonha, que Alexandre Silveira nomeou como Vale das oportunidades. “E no Ministério de Minas e Energia estamos mergulhados nesses projetos. Um deles, inclusive, fica no meu querido Vale do Jequitinhonha, que passará a ser agora o Vale das oportunidades. São empresas do mundo inteiro investindo bilhões de reais na região e na exploração do lítio, possibilitando a geração de emprego, renda, desenvolvimento tecnológico e socioambiental para a região”, destacou.
Em seu discurso, o ministro ainda falou do trabalho realizado para transformar o país em referência mundial na transição energética. “O MME trata a transição energética com uma visão global e integrada entre as áreas de mineração, de eletricidade e de combustíveis. Temos trabalhado todas estas agendas pautadas na responsabilidade social, ambiental e segurança jurídica, visando sempre geração de emprego e renda para nossa população”, finalizou Alexandre Silveira.
Medalha
Na oportunidade, o ministro Alexandre Silveira foi homenageado com a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo, condecoração concedida pelos prefeitos mineiros às personalidades que contribuem com o seu trabalho para a causa municipalista.
Alexandre Silveira falou da importância dos prefeitos na vida das pessoas. “Como todos sabem, sou um grande defensor do municipalismo. Eu já disse isso diversas vezes e quero repetir: vocês, prefeitas e prefeitos, são as maiores autoridades do federalismo. É na cidade que a vida das pessoas acontece, é na porta de vocês que os cidadãos vão bater em busca de melhorias na qualidade dos serviços públicos, das suas necessidades mais diretas”, destacou.