Logum expande etanolduto em 128 km
Da Redação, de Brasília (com apoio da Logum) —
A Logum Logística, empresa responsável pela construção e operação de um sistema dutoviário exclusivo para o transporte de etanol anidro e hidratado no Brasil, inaugurou a expansão do seu sistema de dutos em São Paulo, um trecho de 128 quilômetros e mais um Terminal de Armazenagem para atendimento aos polos de distribuição de combustíveis de Guarulhos (concluído no 2º semestre de 2021), São Caetano do Sul (1º semestre de 2022) e São José dos Campos, concluído este ano. A ampliação contou com investimento de R$ 1,2 bilhão.
De acordo com o diretor-presidente da Logum, Leandro Almeida, a expansão do sistema em São Paulo vem colaborando para o aumento expressivo de volumes movimentados nos dutos: em 2022, foram 3,4 milhões m³, ante os 2,3 milhões m³ registrados em 2021, um aumento de cerca de 50%. Para 2023, a previsão é de movimentar de 4 a 5 milhões de m³ de etanol.
“O incremento no volume transportado vem ocorrendo numa taxa elevada, desde a última safra, superando as expectativas. Além da competitividade, agregamos muita produtividade ao sistema logístico, trazendo ainda incentivos para a agenda de transição energética, e maior segurança operacional e de abastecimento para todo o mercado.”, afirmou Leandro.
A dutovia da Logum, que já atendia a cerca de 70% da demanda por etanol no Rio de Janeiro, com a expansão, passou a atender a 50% do mercado do biocombustível em São Paulo. “Para 2023, a nossa ambição é seguir amadurecendo os fluxos pelos nossos dutos e terminais, e com isso, até o fim do próximo ano, chegarmos a uma participação em torno de 75%”, afirmou Leandro.
Meio Ambiente
A expansão trouxe mais produtividade e competitividade para o mercado, além de ganhos ambientais. De acordo com metodologia aprovada no GHG Protocol, ferramenta de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEEs), o transporte por dutos tem uma pegada de carbono 80 vezes menor do que o rodoviário.
No total, todo o sistema dutoviário da Logum deverá evitar a emissão de 120 mil toneladas de GEEs em 2023 com o deslocamento de mais de 100 mil caminhões dos centros urbanos para o interior. Ano passado, houve o deslocando de 68 mil caminhões, o que gerou uma redução de 85 mil toneladas de CO2 nas emissões.
“Diante da conclusão deste pacote de investimento, com o último trecho em São José dos Campos, conseguimos destravar um enorme potencial logístico para o mercado de etanol, além de colaborar na questão ambiental. Só com estes novos trechos, evitaremos a emissão de 50 mil toneladas de CO2 em 2023. Isso acontece porque, com a utilização dos dutos, há o deslocamento dos veículos pesados para o interior, reduzindo a queima de combustíveis fósseis e a poluição nos centros urbanos”, comentou Leandro.
Até 2030, o sistema Logum vai proporcionar o deslocamento de 1,2 milhão de viagens, gerando uma redução nas emissões de 1,4 milhão de toneladas de carbono.
Histórico
A Logum começou a operar em 2013, conectando Uberaba, Ribeirão Preto e Paulínia aos polos de suprimento de Barueri e Rio de Janeiro (Duque de Caxias e o Terminal Marítimo da Ilha D’Água). Nesta primeira fase, foi investido R$ 1,8 bilhão para a construção dos primeiros dutos da companhia, que chegam a 350 quilômetros de extensão.
Com a inauguração deste último trecho em São José do Campos, a Logum passa a utilizar 1.100 quilômetros, sendo 478 quilômetros de dutos próprios e, o restante, subcontratados.
Integração
A Logum opera de forma integrada aos diversos modais, a fim de obter mais eficiência e garantir um crescimento sustentável para os próximos anos. A companhia conecta as principais regiões produtoras (interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Centro-Oeste) aos grandes mercados consumidores nacionais (regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro). Por cabotagem, conecta os mercados consumidores do Nordeste, e realiza exportações por via marítima.
Em 2022, houve crescimento nas saídas portuárias através do terminal da Ilha D’Água (RJ), e nas recepções ferroviárias. A Logum foi responsável por 40% do volume de tudo o que foi cabotado no país.
Cronologia
Inaugurada em 2013, a Logum conta com uma extensão de dutos de 1.100 quilômetros, entre dutos próprios e capacidade disponível subcontratada. São quase 480 quilômetros de dutos próprios, incluindo os dutos da primeira etapa de expansão.
O primeiro terminal inaugurado foi em Ribeirão Preto (o maior centro coletor de etanol do país), possibilitando a transferência de etanol desde esta cidade até Paulínia através de um poliduto de 207 quilômetros de extensão.
Em abril de 2015 foi inaugurado o segundo trecho, com 143 quilômetros de extensão, entre Uberaba e Ribeirão Preto, totalizando um sistema de 350 quilômetros de dutos.
A expansão em São Paulo ocorreu na seguinte sequência: 2º semestre de 2021 – Inauguração do duto entre Guararema e Guarulhos com 63 quilômetros de extensão; 1º semestre 2022 – Entra em operação o trecho até São Caetano do Sul, que tem 29 quilômetros; 2° trimestre de 2023 – Inauguração do duto de Guararema até São José dos Campos, com 36 km de extensão.
Os trechos, já em operação, transportam etanol anidro e hidratado do Centro-Oeste, Minas Gerais e São Paulo para Campinas, Grande São Paulo e Rio de Janeiro. Através da Logum os agentes do mercado também realizam operações de cabotagem de etanol para as Regiões Norte e Nordeste, bem como operações de exportação, por meio de carregamento de navios no Terminal portuário da Ilha D’água/RJ.