Ministro explica agenda do MME na Câmara
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta terça-feira (29), na Câmara dos Deputados, de reunião promovida pelas comissões de Minas e Energia e Fiscalização Financeira e Controle. O ministro mostrou as principais ações realizadas pelo MME e esclareceu as dúvidas indicadas pelos deputados.
Entre os temas debatidos estiveram a transição energética, o sistema elétrico brasileiro, as energias renováveis, a melhoria das condições das agências ligadas ao MME e o setor de petróleo e gás. Alexandre Silveira destacou a importância de continuar os investimentos para que o país cresça.
“Uma das espinhas dorsais dos setores elétrico, mineral e de petróleo e gás é a credibilidade. Precisamos respeitar contratos, mostrar para os investidores nacionais e internacionais que nós temos segurança regulatória, que temos um ambiente de estabilidade política e social. Assim vamos permitir a atração de investimentos no Brasil”, destacou.
O ministro também detalhou as ações imediatas do Ministério quando ocorreu o apagão no último dia 15 de agosto. “O Ministério de Minas e Energia vem trabalhando desde o primeiro momento, de forma rápida e efetiva, o que garantiu rapidamente o restabelecimento da energia. Continuamos buscando as respostas que a sociedade espera para esclarecermos todos os acontecimentos”.
Para o ministro, os investimentos estão sendo feitos pelo governo. “Licitamos R$ 16 bilhões em linhas de transmissão na B3″, disse, salientando que ocorreu um leilão com 40 investidores nacionais e internacionais presentes. “Contratamos essas linhas com 50% de deságio e essas obras iniciam ainda em dezembro deste ano”, afirmou Alexandre Silveira.
O ministro também afirmou que sabe que a única forma de combater desigualdade é através da geração de emprego e renda. E que o país vai crescer se reindustrializando e deixando de ser um país extrativista.