Para Iconic, mercado cresce 2,5% em 2023
Da Redação, de Brasília (com apoio da Iconic) —
A Iconic, distribuidora de produtos da Texaco e da Ipiranga Lubrificantes, avalia que o segmento fechará 2023 em alta. A expectativa é um crescimento de 2,5% em relação ao ciclo de 2022. Os principais motivos são a superação de gargalos logísticos e de infraestrutura que, por exemplo, impactavam a importação e compra de óleos básicos no período da pandemia. Além disso, outro fator que influencia positivamente é o crescimento de 12,5% nas vendas de veículos automotivos leves e pesados de janeiro até setembro deste ano, conforme estimativa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
“O setor de lubrificantes é altamente atrelado ao desempenho macroeconômico e dependente desta performance para alcançar bons resultados. Nossa expectativa é de crescimento do PIB para o Brasil neste ano, o que justifica nossa visão positiva para boa performance da Iconic. Esperamos fechar o ano nos mantendo na liderança do segmento com cerca de 26% de participação de mercado”, comenta Diogo Trindade, diretor comercial da empresa.
Pensando em futuro, Trindade observa que ainda existem desafios para o desenvolvimento e o crescimento do mercado de EVs (veículos elétricos) no país, mas destaca que o Brasil está muito bem posicionado nas discussões em relação ao futuro dos combustíveis, devido à grande diversidade da matriz energética do país.