Em Portugal, Silveira discute agenda da energia
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta quinta-feira, 02 de novembro, em Lisboa, com o ministro do Meio Ambiente e Ação Climática de Portugal, Duarte Cordeiro. Os países estão estudando formas de colaboração nas áreas de captura de carbono, transição energética, energia limpa e minerais críticos.
O ministro ressaltou a parceria com o país europeu e a troca de experiências. “Estamos saindo aqui do Ministério do Meio Ambiente e Ação Climática de Portugal, mais uma vez, trocando experiências importantes para a transição energética justa e inclusiva. Discutimos questões fundamentais, como crédito de carbono, potencializar a produção dos minerais críticos. O Brasil, em especial o Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, tem uma grande potencialidade do lítio e Portugal também. Vamos integrar as inteligências para que a gente possa gerar oportunidades de combater a desigualdade em todos os países, em especial no nosso Brasil”, disse.
De acordo com Alexandre Silveira, a transição energética precisa gerar emprego, renda, combater a desigualdade e reconhecer as potencialidades de cada país. “Temos uma matriz de energia elétrica limpa e renovável de 88%, na média o mundo tem de 28%. Temos uma matriz energética ampla de 50% limpa, enquanto a média do mundo é 15%. O Brasil cada vez mais é o protagonista da transição energética e se credibiliza para isso. Repito, a transição energética deve ser de forma justa e inclusiva para que nosso país cresça, se desenvolva e as pessoas tenham melhor qualidade de vida”, afirmou.