L`Oréal brasileira troca GNV por biometano
Da Redação, de Brasília (com apoio da Gás Verde/L`Oréal) —
O Grupo L’Oréal no Brasil fechou contrato com a empresa Gás Verde para fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano, que serão usados para abastecer 100% da frota dedicada da empresa. O posto de abastecimento está localizado ao lado do Centro de Distribuição Gaia, que é o segundo maior do grupo na América Latina e será o primeiro do segmento de cosméticos a utilizar um biocombustível 100% renovável em toda a frota dedicada.
Ao trocar o GNV pelo biometano, a L’Oréal irá atingir uma redução de 94% das emissões de Gases de Efeito Estufa na operação dedicada, em comparação a 2021. O projeto também contribui para redução das emissões totais de CO2 da empresa, que, até 2030, pretende reduzir em 50% – em média e por produto final – as emissões de gases de efeito de estufa ligadas ao transporte, em comparação com 2016.
“Há anos o Grupo L’Oréal trabalha para reduzir o seu impacto no meio ambiente e contribuir positivamente com a sociedade. Transformar a nossa cadeia de negócios para respeitar os limites do planeta é um forte pilar do nosso programa L’Oréal para o Futuro, que conta com metas ambiciosas para agenda 2030. Como #1 empresa de beleza do mundo, reafirmamos o nosso pioneirismo nesta parceria com a Gás Verde, que inaugura o primeiro posto de biometano do mercado dedicado a uma empresa”, conta Jeferson Fernandes, diretor de Operações do Grupo L’Oréal no Brasil.
O biometano é um combustível 100% renovável produzido a partir da purificação do biogás oriundo da decomposição de resíduos sólidos urbanos e uma solução ambiental cada vez mais procurada por indústrias e transportadoras pela sua eficácia na redução de emissões.
“Cada vez mais, as indústrias estão utilizando o biometano em seus processos produtivos e em suas frotas, reduzindo drasticamente suas emissões de escopo 1. E agora iremos disponibilizar um posto de abastecimento de biometano inédito, dedicado às frotas pesadas. Ao oferecer esse combustível 100% renovável, a Gás Verde atua numa solução alinhada às metas ESG das companhias, num claro avanço no processo de descarbonização das indústrias”, afirma o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand.
A Gás Verde produz o gás renovável a partir do tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos provenientes do Aterro de Seropédica (RJ), o maior da América Latina. O biometano tem a mesma aplicação do gás natural e pode substituir combustíveis fósseis em processos produtivos e frotas leves e pesadas, como o diesel, o gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás natural, a gasolina e o GNV.
A Gás Verde, do Grupo Urca Energia, é a maior produtora de biometano da América Latina, um combustível 100% renovável e capaz de transformar a matriz energética de empresas brasileiras. Com plantas em seis estados brasileiros, a empresa deve chegar a 580 mil m3/dia de biometano até 2026. A Gás Verde também disponibiliza aos clientes o BIORec, o primeiro certificado de biometano a partir de resíduos sólidos urbanos do Brasil.
Com seu portfólio internacional único de 36 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 27,99 bilhões de euros em 2020 e emprega 85.400 pessoas em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massa, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia (que é centenária) completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 20 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.