Abrace também está no ranking de GN
Maurício Corrêa, Brasília (com apoio do IBP) —
Agora ficou bem claro que a associação dos grandes consumidores de energia elétrica, a Abrace, é realmente a matriz dos rankings que estão se espalhando por aí na área de energia, gerando alguma confusão.
Embora nem tenha tido tempo ainda para absorver as pancadas que sofreu do deputado João Carlos Bacelar, da Bahia, a propósito de um ranking de atuação parlamentar, a Abrace criou e vai lançar nesta terça-feira, dia 19 de dezembro, o ReLivre, que é um ranking do mercado livre de gás natural.
O lançamento será às 14 horas, na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), no Rio de janeiro. No convite para participação no evento, o IBP confirma que o ranking foi “criado e coordenado” pela Abrace, em conjunto com o próprio Instituto e a Abpip. As três organizações têm sido parceiras em iniciativas que envolvem o gás natural e costumam ter posicionamentos semelhantes.
Esse ranking do IBP é diferente ao que mede a atuação parlamentar. “O evento terá como foco os recentes avanços regulatórios de Sergipe, que colocam o Estado numa posição privilegiada no ranking. No evento também será apresentada a evolução das regulações estaduais ao longo do primeiro ano de existência do ReLivre, enfatizando medidas criadas e avanços importantes conquistados em alguns estados, como Alagoas, Minas Gerais, Amazonas, entre outros. O ReLivre vem se consolidando como uma importante ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do setor, mostrando quão necessária é a formulação de regulações estaduais para a expansão do mercado de gás natural em bases competitivas, com segurança jurídica e transparência”, diz um comunicado distribuído pelo IBP.