Castrol faz 125 anos e muda estratégia global
Da Redação, de Brasília (com apoio da Castrol) —
A Castrol, líder mundial em lubrificantes premium, comemora neste sábado, dia 09 de março, 125 anos de sua fundação. Esse marco na história da empresa acompanha uma nova estratégia global, que se sintetiza como “Onward, Upward, Forward”, que será adotada pela Castrol no mundo todo. Para celebrar a data, a empresa apresenta também um logo comemorativo especial de 125 anos que será utilizado ao longo de todo o período de 2024, em eventos e patrocínios esportivos globalmente.
A nova estratégia está alinhada com a recente atualização de posicionamento da empresa, que visa focar também em serviços, complementando sua oferta de produtos com alta tecnologia embarcada para todos os mercados de atuação da marca: desde o segmento de Energia, com destaque a ativos com operação em águas profundas, passando pela indústria automotiva, em que tem um forte recall de mercado, até além da atmosfera, onde está presente em equipamentos aeroespaciais.
“O ano de 2024 começou marcante para a Castrol no Brasil pois acabamos de lançar o primeiro Castrol Moto Service, localizado em São Paulo, atualizamos e reestruturamos todo o nosso posicionamento alinhado com o global, e agora, entramos em uma comemoração que será importante não só para o Brasil, mas para todas as unidades da Castrol no mundo. Temos uma projeção desafiadora de crescimento e com novidades em todas as nossas frentes de atuação, incluindo novos produtos para carros elétricos, parcerias exclusivas com grandes montadoras e expansão do nosso portfólio e das nossas operações no segmento de Energia”, comentou Fábio Teixeira, country manager da Castrol no Brasil.
Enquanto celebra o histórico da marca, a Castrol olha para o futuro, mantendo seu alinhamento com a visão global da bp de se tornar net zero até 2050, ou antes. Entre as suas muitas ambições tecnológicas, a Castrol pretende lançar globalmente produtos e ofertas mais circulares através da reutilização de óleos base, que são utilizados como principal ingrediente em lubrificantes. A companhia já declara o portfólio de fluidos submarinos como certificados Carbono Neutro e também identifica soluções de gerenciamento térmico e resfriamento de data centers como nova oportunidade de crescimento.
Perspectivas para o mercado brasileiro
No Brasil, presente desde 1956, a companhia aposta atualmente na diversificação de serviços: a empresa acabou de lançar o programa Castrol Moto Service, parceria com oficinas especialistas em manutenção de motos, cuja primeira unidade está localizada em São Paulo. A empresa projeta crescimento expressivo desse programa ao longo do ano, ampliando a capilaridade da rede de atendimento que inclui também a rede Castrol Auto Service (focada em carros de passeio) atualmente com mais de 100 pontos de atendimento diferenciado em todo o país, e em contínua expansão.
Recentemente a empresa fez o lançamento do programa Garantia do Motor, sendo a única marca no segmento a oferecer garantia de reparo caso se confirme algum dano causado pelo óleo de motor, ao utilizar os produtos Castrol participantes, e de acordo com o regulamento. Ainda em 2024, a Castrol também tem planos para o lançamento de novos produtos em diversos segmentos, incluindo carros, motos e transmissões.
Já por meio de seu negócio voltado para o segmento marítimo e energia, Castrol atua no mercado brasileiro com um amplo portfólio de produtos e serviços de lubrificação premium, abrangendo ativos que operam desde a superfície até o fundo do mar, com foco em confiabilidade, melhoria operacional e sustentabilidade. A marca contabiliza 20 anos de presença no mercado de produção de petróleo e gás no ambiente submarino brasileiro, fornecendo fluidos hidráulicos de controle de produção submarina para operadores e OEMs, além de lubrificantes, topside e marítimos.
História da marca
Sir Charles Wakefield fundou a CC Wakefield & Co – a empresa que se tornou Castrol – em 1899. Em 1909, a marca “Castrol” foi registada, tendo seu nome derivado dos seus ingredientes de óleo de rícino. A empresa é pioneira em óleos de motor melhorados com aditivos e desenvolveu o primeiro óleo de competição semissintético.
Em 1968, Castrol GTX foi o primeiro lançamento mundial da empresa e, em 1996, a Castrol se tornou pioneira em moléculas inteligentes com Castrol Magnatec. Em 2005, é lançado o Castrol Edge, uma nova gama de óleos de motor sintéticos e em 2012 Castrol chegou em Marte com o Mars Curiosity Rover, da Nasa, uma de muitas missões históricas. A Castrol lançou uma nova embalagem com 20% a menos de plástico em 2017 e, em 2021, uma gama avançada de fluidos para transmissões, gestão térmica e lubrificantes para carros elétricos.
A empresa atende os setores automotivo, industrial de máquinas, robótica, aeroespacial e eólico e, em 2023, estabeleceu uma parceria com a SKF para ofertar o “Oil as a Service”, focado para indústria metalúrgica. Isto permite a reutilização do fluido lubrificante, reduzindo o consumo e melhorando o desempenho das máquinas deste segmento.
Ainda no ano passado, a Castrol também iniciou uma colaboração de investigação com o Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, apoiando assim o Programa AstroAnt. Os AstroAnts constituem um enxame robótico em miniatura feito para realizar inspeções e tarefas de diagnóstico nas superfícies externas de naves espaciais, sendo elas rovers e landers. A Castrol trabalha em intensa colaboração com o MIT Media Lab para testar lubrificantes, de qualidade espacial, que resistam ao ambiente extremo da superfície lunar.
O que significa a nova estratégia
Onward: (pra frente) foco em promover soluções de mobilidade que ajudem pessoas e mercadorias a se deslocarem com maior eficiência por meio de tecnologias inovadoras e com compromisso com aos princípios da economia circular.
Upward: (pra cima) tem como objetivo ajudar clientes do segmento industrial da Castrol a atingirem um melhor desempenho em suas máquinas e equipamentos, melhorando a eficiência das suas operações.
Forward: (avançando) explorar oportunidades relevantes e traçar um caminho de diversificação progressiva. As iniciativas da Castrol incluem soluções digitais e serviços de ponta a ponta, refrigeração por imersão em centros de dados e gestão térmica de baterias. Esta abordagem com visão de futuro reforça o compromisso da empresa em permanecer na vanguarda da inovação.
Outro ponto importante dessa estratégia é o dinamismo de acompanhar as mudanças que a mobilidade humana projeta para os próximos anos. Um exemplo desse ponto é a presença de inovação dentro da empresa. A Castrol está investindo em seus centros tecnológicos globais na China, na Alemanha e nas Américas, e em especial no Reino Unido, projeta 60 milhões de dólares em um novo centro de testes de baterias de veículos elétricos (VE) de última geração e em um laboratório analítico.
“Ao celebrarmos 125 anos, a Castrol não está apenas refletindo sobre o passado, mas sim, traçando o caminho para o futuro. A nossa estratégia “Onward, Upward, Forward” incorpora a dedicação em acelerar o progresso dos nossos clientes, ajudando-os a enfrentar os desafios do futuro. O nosso objetivo é crescer o nosso negócio principal de novas formas, utilizando a nossa tecnologia de ponta e a nossa marca com reputação global que nos ajuda a manter nossa vanguarda no setor. Estamos criando ofertas mais circulares para ajudar nossos clientes a atingirem os seus objetivos de sustentabilidade e assim, explorar novas e interessantes oportunidades de crescimento além de lubrificantes. É um privilégio levar adiante a Castrol, marca icônica de 125 anos, para atender às novas necessidades dos clientes e preparar nosso negócio para o sucesso futuro”, afirma Michelle Jou, CEO da Castrol.
A bp está presente há mais de 50 anos no Brasil e atua nos segmentos de exploração e produção de petróleo e gás natural, distribuição de combustíveis de aviação pela Air bp, lubrificantes por meio da Castrol, comercialização de energia com a bp Comercializadora de Energia, além de atuar via joint ventures em biocombustíveis e bioenergia (bp Bunge Bioenergia), tancagem e logística de combustíveis (Opla), energia solar (Lightsource bp), geração termoelétrica (GNA) e distribuição de combustíveis marítimo (NFX).