Governo quer ouvir sociedade sobre óleo e gás
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O Ministério de Minas e Energia (MME) quer ouvir a sociedade sobre o papel do petróleo e gás natural (O&G) para a transição energética. Por isso, a pasta lançou, nesta sexta-feira, 26 de abril, uma consulta pública para colher sugestões de aprimoramento de políticas públicas relacionadas a esses setores, visando uma transição energética justa, inclusiva e equilibrada.
Os interessados terão 15 dias para enviar as contribuições da consulta pública, que sucede um amplo debate, promovido pelo MME em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, essa nova etapa de discussões certamente dará ainda mais legitimidade ao processo.
“A participação da sociedade nesse processo é muito importante e o evento que nós realizamos nesta semana introduz o assunto de maneira muito transparente. Devemos ter clareza sobre o quanto a exploração, produção, refino e consumo representam das nossas emissões totais e fazer um esforço conjunto para reduzirmos todo esse CO2 que vai para a atmosfera. Mas também é necessário adotarmos práticas mais sustentáveis para a nossa produção agropecuária. Eu tenho certeza que, com o esforço de todos os setores, não apenas iremos zerar as emissões, mas seremos carbono negativo”, reforçou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Durante o evento sobre “Transição Energética Justa, Inclusiva e Equilibrada: Caminhos para o setor de O&G viabilizar a nova economia verde”, o ministério e as instituições parceiras apresentaram estudos e relatórios com dados aprofundados sobre a questão. Todas as apresentações que movimentaram estarão disponíveis no portal de consulta pública do MME.