RS: religadas 328 mil unidades consumidoras
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
Mais 16 mil clientes do Rio Grande do Sul tiveram a energia elétrica restabelecida nas últimas 24 horas. É o que aponta o boletim do Ministério de Minas e Energia (MME) desta sexta-feira, 17 de maio. Desde o início da emergência no estado, o número de unidades consumidoras religadas chega a 328 mil. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o reforço de eletricistas tem feito a diferença no atendimento à população gaúcha. E a previsão é que mais equipes cheguem ao estado.
“O trabalho dos mais de 4 mil técnicos que atuam na manutenção das redes elétricas tem sido fundamental para dar agilidade nessas religações. Na próxima semana, com apoio das distribuidoras de todo o país, devemos enviar mais profissionais para reforçar o atendimento no estado”, afirmou o ministro.
Durante o pico da crise do Rio Grande do Sul, o número de unidades consumidoras chegou a 561 mil. A maioria das regiões afetadas ainda possui impedimento de acesso ou desligamento por questões de segurança. A linha de transmissão Itá-Gravataí está sendo interligada provisoriamente à subestação Nova Santa Rita, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS). A estimativa da Eletrobras, responsável pela obra, é de conclusão no próximo domingo, 19 de maio.