Iconic quer ampliar linha de óleos isolantes
Da Redação, de Brasília (com apoio da Iconic) —
Gestora das marcas Ipiranga Lubrificantes e Texaco, a Iconic quer ampliar em 10% a sua participação no mercado nacional de óleos isolantes para equipamentos elétricos, um setor que produz mais de 45 milhões de litros por ano e é considerado estratégico nos planos de crescimento da companhia no país. Para isso, a empresa investiu mais de R$ 2 milhões na expansão da sua unidade de São Cristóvão para a produção e distribuição da nova linha Ipivolt.
A novidade, parte do portfólio da marca Ipiranga Lubrificantes, é um óleo isolante mineral parafínico de elevada estabilidade, para transformadores de qualquer classe de tensão, além de ter aplicação para outros equipamentos elétricos, como capacitores e painéis.
“Estamos reforçando nossa atuação no segmento de energia elétrica com o lançamento do Ipivolt para este setor. Desde a fundação da Iconic, em 2018, comercializamos o Ipivolt SCE (tipo A naftênico). Ou seja, temos expertise, estrutura e conhecimento do mercado para agora ampliarmos nossa atuação e atendermos essa demanda de mercado do setor elétrico”, analisa Rafael dos Anjos, gerente de Estratégia de Negócios da Iconic.
Ele explica que a nova linha de produtos torna a oferta da Iconic ainda mais atraente, uma vez que se trata de uma solução adicional para o portfólio que atende mais de 15 setores estratégicos da economia brasileira. “Hoje já temos um portfólio robusto para diversos segmentos de negócio e o nosso objetivo é sermos ainda mais relevantes para nossos clientes, com uma proposta de valor cada vez mais completa”, explica.
Os óleos isolantes são utilizados em equipamentos elétricos, principalmente em transformadores, com a finalidade de garantir o isolamento e a troca de calor gerado no interior do transformador com o meio externo. O Ipivolt está disponível em tambores de 200 litros e granel.
Em sua produção, é utilizado óleo básico importado Grupo II e sua venda ocorre em tambor revestido de resina de epóxi, o que, segundo o fabricante, garante proteção e alto valor agregado. O transporte do produto a granel segue rigorosos padrões internacionais de controle de qualidade. Além disso, atende todas as exigências e especificações da Resolução ANP nº 900 sobre óleos isolantes minerais do tipo A e B.